sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tempestade solar altera regras de segurança de voos em Brasília

O Comando da Aeronáutica informou nesta quinta-feira (16) que está implementando medidas de segurança a fim de evitar eventuais problemas causados por uma tempestade solar, que deve afetar o espaço aéreo de Brasília até o dia 20 de setembro.

O fenômeno é uma interferência natural que ocorre por conta do alinhamento entre o Sol e a Terra, causando interferência em sistemas de comunicação, como satélite, e pode durar de 3 a 16 minutos, entre 14h45min e 15h, horário em que as decolagens serão suspensas no aeroporto Juscelino Kubitschek.

Segundo a Aeronáutica, novas decolagens serão autorizadas “imediatamente após cessar o fenômeno”. Para as aeronaves que estiverem sobrevoando o espaço aéreo de Brasília durante o horário sujeito à ocorrência do fenômeno, serão indicadas frequências alternativas. Todas as medidas já foram comunicadas às companhias aéreas e as tripulações já “têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados”. 

A suspensão das decolagens durante o período determinado, segundo a Força Aérea, tem caráter preventivo a fim de manter os padrões de segurança de voo.


Dê Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário