O Senac Rio Fashion Business chega à sua 18ª edição com a proposta de estimular um novo debate sobre o mercado da moda, propondo o estímulo à economia criativa, com a valorização do produto artesanal, sustentável e tipicamente brasileiro. Esta proposta vai permear as atividades e ações do evento, que acontece de 24 a 27 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e traz como tema a Trans-Formação (cultural, econômica e profissional), com foco na necessidade de valorização do capital humano em tempos de evolução constante de ferramentas e conteúdo de TI. “O artesanato é a nova alta costura”, diz Eloysa Simão, diretora geral do evento que, nesta edição, contará com investimentos da ordem de 16 milhões.
Durante os quatro dias de Senac Rio Fashion Business, estarão reunidos 310 expositores e 20 mil lojistas credenciados, dos quais mil são compradores VIPs. A previsão é de receber 60 mil visitantes.
Dezessete grifes apresentarão suas coleções em passarelas localizadas na Marina da Glória e em pontos históricos e turísticos cariocas. Carlos Miele, Patricia Viera, Santa Ephigenia, Maria Filó, Giulietta, Lix, Victor Dzenk, Mara Mac, Francesca Romana Diana, Mary Zaide, Cholet, Sacada, Cavendish, Barbara Bela, Afghan, Oh, Boy! e Addict são as marcas. A abertura do evento será realizada no dia 23 de maio, às 17h, no Copacabana Palace, com desfiles de Patricia Vieira e Carlos Miele.
“O mercado fluminense de moda envolve mais de 40 mil estabelecimentos e gera 187 mil empregos formais. No estado do Rio, o comércio é o maior empregador do mercado da moda, sendo responsável por quase 108 mil postos de trabalho. Estes dados mostram a importância econômica e a relevância social deste segmento, justificando a presença do Sistema Fecomércio-RJ nesta 18ª edição do Senac Rio Fashion Business”, observa Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ.
Trans-Formação é o tema da 18ª edição do Senac Rio Fashion Business
Nesta edição, o Senac Rio Fashion Business propõe uma reflexão sobre a formação técnica e acadêmica dos profissionais, além da integração de carreiras aparentemente dissociadas da moda. “A única forma que temos de nos preparar para a enorme concorrência que o mercado mundial promoverá nos próximos anos é investir na inteligência e na criatividade, cercando-nos de pessoas preparadas tanto na área da moda, quanto nas áreas de convergência com o setor”, diz Eloysa Simão. Para a idealizadora da maior bolsa de negócios da América Latina, o avanço da tecnologia não desvaloriza o homem, mas cria novos tipos de cargos. A moda, por sua vez, demanda mão de obra especializada e formação científica de seus players. A economia criativa ganha relevância não só na conjuntura nacional, mas também no grande evento de negócios de moda no Rio, que contará com dois lounges voltados para esta nova forma de trabalho, unindo artesanato, design e tecnologia a serviço da produção.
Lounge de Economia Criativa e Solidária
Grande mote do evento, a economia criativa e solidária terá um espaço exclusivo para que o conceito que vai nortear toda esta edição do Senac Rio Fashion Business tenha o devido destaque. Quatro organizações mostrarão seus trabalhos, com foco na moda sustentável e criativa: Ciclo Ambiental, Projeto Rio EcoSol, Redeiras e As Charmosas.
A Ciclo Ambiental, por exemplo, desde 2003, busca viabilizar formas de produção de roupas e acessórios (bolsas e calçados) de baixo impacto ao meio ambiente, desde a elaboração do fio (que tem como matéria-prima a garrafa PET) até o produto final. Durante o evento, a empresa vai mostrar sua primeira coleção completa com vestidos, bermudas, camisetas, bolsas e calçados sustentáveis. Sustentáveis, sim, mas também bonitos, descolados e confortáveis, com muita tecnologia envolvida. Não são em nada rústicos como o tema pode sugerir. “Transformar uma garrafa PET em fibra de poliéster requer muita tecnologia. Além disso, queremos mostrar que a moda sustentável pode ter um acabamento impecável e ser bonita”, ressalta Isabele Delgado, de 38 anos, idealizadora da Ciclo Ambiental. Ela lembra ainda que, por serem duráveis, os modelos são bastante atemporais. Além da garrafa PET transformada em fibra de poliéster, a coleção tem material orgânico, couro vegetal, bordados e formas de tingimento mais artesanais para mostrar as possibilidades do tecido. A empresa, que funciona num casarão antigo da década de 30 em Santa Teresa, vai aproveitar o Senac Rio Fashion Business para ingressar definitivamente no mundo fashion, com a expectativa de firmar novas parcerias durante o evento.
A ONG As Charmosas, que atuou com grande sucesso na edição passada do evento, está de volta. Um grupo de 15 mulheres do Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro, faz do artesanato uma fonte de renda. Elas se reúnem todos os dias para produzir bolsas, camisetas e bijuterias, utilizando fuxico (um tipo de bordado) e sementes. Os produtos são geralmente vendidos em feiras de artesanato e pequenos eventos. Na pequena sede da ONG, os integrantes do grupo – a mais velha tem 80 anos – reservam um dia na semana para passar o conhecimento do bordado às crianças da comunidade. Para a ONG, um espaço no Fashion Business representa uma boa oportunidade para a comercialização formal de seus produtos. A líder do grupo, Eleandra Fidélis, nascida no Engenho da Rainha, trabalha com o objetivo de incentivar os moradores do bairro a ter orgulho do lugar onde moram. Ela também se preocupa em disseminar ações de cunho social e cultural. Dentre outros projetos, surgiu o Pai Educador, cuja função é engajar os pais na vida escolar dos filhos e, assim, fortalecer a educação na comunidade.
Lounge do Artesanato Brasileiro
No lounge Artesanato Brasileiro, uma galeria de artes organizada pela jornalista e consultora de moda Cristina Franco vai mostrar que o artesanato e a manualidade brasileiros têm alto padrão de qualidade (ambos são feitos à mão, mas o artesanato tem valor cultural agregado, como a renda de bilros, por exemplo, enquanto a manualidade não tem necessariamente valor cultural). O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre as dimensões do Brasil e trazer à tona discussões sobre gargalos no diálogo entre a cadeia têxtil e a cadeia de serviços artesanais no país. “Queremos mostrar que o artesanato é a nossa identidade, tem a cara do Brasil, está no nosso DNA. É um ativo cultural, que pode representar uma enorme geração de renda, mas com mão de obra extremamente mal utilizada devido a esse gargalo de produção”, observa Cristina. A galeria terá trabalhos elaborados por artesãos de diversos estados brasileiros, como o macramê (técnica de tecelagem manual) do Ceará, que, segundo Cristina Franco, tem sido utilizado em larga escala na moda (em coleções de Dior, por exemplo). Trabalhos com rendas e bordados, entre outros, também farão parte da exposição.
Novos Estilistas
A Conexão By Gabriela Mazepa participará pela primeira vez do Senac Rio Fashion Business. Trata-se de uma parceria entre uma estilista brasileira e uma indústria têxtil do Sri Lanka, no sul da Ásia. As roupas são confeccionadas apenas com resíduos têxteis (roupas novas com pequenos defeitos, excesso de produção ou peças não comercializadas de coleções passadas). Malha de alta qualidade (de marcas com nomes de peso no mercado) que, caso não fosse utilizada pelo projeto Conexão, seria queimada. As peças passam por um intenso processo de transformação, que inclui não somente a criatividade da designer, mas o compromisso da empresa em fornecer matéria-prima e mão de obra de qualidade. Um grupo de costureiras e uma área especializada para produção foram criados em Colombo, capital do Sri Lanka. Lá, a estilista passa alguns meses do ano, separando matéria-prima e ensinando o grupo de costureiras a transformar essas roupas em peças novas. Cada peça da coleção é produzida em série e em várias cores diferentes, porém em edições limitadas, dependendo do estoque de matéria-prima no momento.
Salão Tech: tecnologia a serviço do lojista
O que há de mais moderno em tecnologia de produtos e serviços será apresentado no Salão Tech do Senac Rio Fashion Business. Numa área exclusiva de dois mil metros quadrados, os expositores mostrarão a compradores e lojistas as novas tendências do comércio. É a tecnologia de ponta a serviço do lojista e das confecções.
Uma das novidades que promete sucesso nesta edição é o ventilador de teto “verde” Solar Star, da Naturalux, que funciona à base de energia solar como ventilador e exaustor para montagem em telhados, sem custo de energia. Instalado no ponto mais alto (local mais eficaz) do teto, promove a circulação do ar e a ventilação do ambiente, transformando residências e indústrias em um ambiente confortável.
Energizado por um painel solar de dez watts de potência, o ventilizador “verde”reduz o acúmulo de calor, os custos com ar-condicionado, combate à deterioração do ambiente por fungos e reduz custos com aquecimento, entre outras vantagens. A Naturalux também oferece o Solatube, sistema de iluminação natural composto por tubos de alumínio e difusores que captam, transferem e difundem a luz solar externa para ambientes internos. Cerca de um milhão de unidades já foram instaladas em mais de 50 países.
Energizado por um painel solar de dez watts de potência, o ventilizador “verde”reduz o acúmulo de calor, os custos com ar-condicionado, combate à deterioração do ambiente por fungos e reduz custos com aquecimento, entre outras vantagens. A Naturalux também oferece o Solatube, sistema de iluminação natural composto por tubos de alumínio e difusores que captam, transferem e difundem a luz solar externa para ambientes internos. Cerca de um milhão de unidades já foram instaladas em mais de 50 países.
A Ledco mostrará painéis de LEDs, que funcionam como um backlight, com oito milímetros de espessura. Com ele, o lojista pode colocar sua publicidade de maneira elegante, econômica e ecologicamente correta.
A Natural Fashion lançará sua nova coleção verão 2012 em tecido de algodão orgânico colorido naturalmente, totalmente sustentável e antialérgico. O produto também é socialmente responsável, pois inclui grupos de agricultores e artesãos na cadeia produtiva.
Entre os vários fabricantes de manequins está a Fabrik Ind, que estreia no Salão Tech estimando um aumento de 40% nas vendas em consequência do evento. Seus modelos exclusivos de manequins, displays e cabides são inovadores, confeccionados com fiber glass de última geração, adicionado à resina de poliéster saturado (maior flexibilidade), com acabamento em nitocelulose, o que aumenta a proteção do manequim diante de temperaturas e luminosidade excessivas. A Fabrik Ind também oferece manequins infantis articulados Flexkids em aço de carbono galvanizado, os únicos de acordo com a norma da ABNT (idade=tamanho).
A Palmetal, fabricante de móveis em aço inox de alto design, inova com o conceito de ecodesign em suas araras, cabideiros, cadeiras etc. Confeccionados em aço inox com matéria-prima 100% reciclável, os produtos da marca Alezzia podem agregar detalhes em madeira de reflorestamento, com certificação FSC (Forest Stewardship Council).
A Legas Metais apresentará uma estante de metal autoportante, que pode ser colocada na vitrine, no meio da loja ou encostada às laterais, sem a necessidade de furar a parede. Para lojistas do litoral, a Legas sugere os cabideiros e dispositores para roupas e acessórios em alumínio, mais resistentes à maresia.
Cenografia
Para simbolizar cenograficamente a capacidade de adaptação à transformação do mundo, cores alegres, bambus e outras plantas foram escolhidos como elementos-chave da decoração desta edição do evento.
Já na entrada, um túnel de bambu recebe visitantes e empresários. A ideia é chamar a atenção para os muitos usos dessa planta. Nas paredes, o musgo representa a importância do convívio com a natureza. “O bambu adquire formas de plástico, papel e madeira. Pode ser usado em gastronomia, design e arquitetura, mas precisa ser colhido na lua e no mês certos. O bambu e o colorido alegre, tipicamente brasileiro, na cenografia do Senac Rio Fashion Business ressaltam a importância do uso consciente e do respeito aos produtos regionais tão versáteis do nosso país”, explica Eloysa.
PROGRAMAÇÃO
DESFILES VERÃO 2012
23 de Maio
17h: PATRICIA VIERA e CARLOS MIELE – Copacabana Palace
24 de Maio
11h30: MARIA FILÓ – Tenda Marina da Glória
14h: FRANCESCA ROMANA DIANA – Tenda da Marina Glória
16h30: STA EPHIGÊNIA – Tenda Marina da Glória
18h: GIULIETTA – Tenda Marina da Glória
21h30: VICTOR DZENK – Copacabana Palace
25 de Maio
11h30: MARA MAC – MAM
16h: MARY ZAIDE – Tenda Marina da Glória
18h: CHOLET – Tenda Marina da Glória
20h: LIX – Tenda Marina da Glória
26 de Maio
11h: CAVENDISH – Copacabana Palace
15h: BARBARA BELA – IAB-RJ
17h: AFGHAN – Tenda Marina da Glória
19h: SACADA – Jockey Club
20h: OH,BOY! – Jockey Club
21h: ADDICT – Jockey Club
FÓRUM DE LOJISTAS
24 de Maio
11h: ELENA MARINONI: O Papel da Pesquisa de Tendências Hoje no Processo Criativo. (Introdução: Luiza Bomeny)
15h: LUIS ANTÔNIO SECCO: Como Maximizar Vendas e Resultados de uma Multimarca.
17h: GLORIA KALIL: Fashion Marketing: Relação da Moda com o Mercado.
25 de Maio
11h: REDE GLOBO: Mesa Redonda – Antônio Medeiros; Elisa Coifman; Cláudio Rosa; Regina Maria Lopes da Fonseca; Marcelo Henrique Pereira da Silva. – “Variadas Etapas na Construção do Figurino de Personagens.”
15h: CAIQUE CAPISTRANO: Internacionalização das Marcas em um Mundo Global.
17h: Mesa - JULIO REGO/ HELOISA MARRA /GOGOIA SAMPAIO: Painel: “Moda, Cultura e Comportamento”.
26 de Maio
11h: DAN STROUGO: O Valor da Imagem para a Moda – Design para MPEs.
13h: SILVIO CHADAD: Marketing de consumo (Requalificando equipes de vendas para entender esse novo consumidor).
15h: SEBRAE
17h: ANDREA BISKER - WGSN: Direcionamento Criativo para o Inverno 2012.
27 de Maio
11h: SEBRAE
13h: CRISTINA FRANCO: A Importância de uma Forte Marca Brasil na Difusão e Sustentabilidade do Artesanato Brasileiro.
15h: VICTORIA CERIDONO: As Mudanças no Mercado de Beleza no Brasil.
17h: RAPHAEL LASSANCE: Mídias Sociais.
Ações desenvolvidas pelo Senac Rio
A partir do conceito “aprender fazendo”, o Senac Rio vai levar alunos de seus cursos para o Senac Rio Fashion Business. A ideia é que eles saiam da sala de aula e conheçam o futuro local de trabalho. Estudantes do curso de moda vão atuar no backstage dos desfiles, auxiliando na produção. Serão montados diversos laboratórios em que os alunos aprenderão técnicas de moulage, de desenho de croquis e de maquiagem para moda e de como criar uma joia, desde a escolha do material até a concepção da peça. Na área de design de interiores, eles vão realizar projetos para lojas e vitrines. Aprendizes de fotografia vão fazer imagens dos visitantes. Elas receberão tratamento digital feito pelos alunos de design gráfico e estarão disponíveis para o fotografado levar para casa. Na praça de alimentação, especialistas em gastronomia do Senac Rio vão promover oficinas e os visitantes poderão degustar as receitas que serão preparadas. A Editora Senac Rio montará uma livraria onde serão realizadas palestras e tardes de autógrafo.
Ações culturais promovidas pelo Sesc Rio
Show Orquestra Tabajara:
O público que estiver no Senac Rio Fashion Business no dia 24 de maio vai curtir um baile da Orquestra Tabajara, promovido pelo Sesc Rio. O repertório inclui clássicos do jazz e da canção norte-americana, além de temas da música brasileira.
Instalação Campo das Ideias:
Instalação do cenógrafo Rostand Albuquerque, do Galpão6centos Cenografia, composta por um piso de grama verde que se colore no centro. De lá, parte um emaranhado de cordas coloridas e tecidos estampados, formando um labirinto. A intenção é mostrar o surgimento das ideias a partir de um campo fragmentado de pensamentos e imagens.
Ações desenvolvidas pela Fecomércio-RJ
O projeto Núcleo Criativo, da Fecomércio-RJ, levará 80 empresas de moda que vão expor seus produtos durante o Senac Rio Fashion Business para compradores do Brasil e do exterior. Elas terão oportunidades de gerar negócios e de apresentar o potencial cultural e econômico de suas regiões de origem. Direcionado a micro e pequenas empresas do segmento, o projeto oferece gratuitamente consultorias com profissionais especializados, palestras e workshops. Entre os temas apresentados estão precificação, tendências, controle financeiro e marketing de produtos e serviços.
Mais informações
Sobre o Sistema Fecomércio-RJ:
O Sistema Fecomércio-RJ é composto por Sesc Rio, Fecomércio-RJ e Senac Rio. A entidade, que representa os interesses do comércio nos setores de bens, serviços e turismo, é protagonista do desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro. São 447 mil empresas que respondem por cerca de 60% do PIB e quase 90% dos estabelecimentos do estado, gerando mais de 3,1 milhões de empregos formais, o que equivale a 81% dos postos de trabalho.
Sobre a Dupla Assessoria
Produtora e organizadora do Senac Rio Fashion Business, a Dupla Assessoria atua no mercado de eventos de moda nacional desde 1992 e foi a responsável pelo resgate do Rio de Janeiro no calendário comercial de atacado no Brasil. Dirigida pela empresária Eloysa Simão, a Dupla Assessoria criou a primeira semana de moda da cidade, a Semana Leslie de Estilo. A partir daí, o Rio passou a sediar novos eventos assinados pela empresa, como a Semana BarraShopping de Estilo, com oito edições entre 1996 e 2001. A Semana BarraShopping de Estilo deu origem ao Fashion Rio. A grande visibilidade alcançada pelo evento consolidou a cidade como referência nacional e internacional na divulgação de tendências e na geração de negócios para a indústria de moda. A Dupla Assessoria também atuou como responsável pelos eventos Minas Trend Preview, Fashion Music e Fashion Tour. Hoje, além do Senac Rio Fashion Business, a empresa é responsável pela realização do Top Fashion Bazar, o maior bazar de grifes do Brasil.
O Senac Rio Fashion Business é organizado e realizado pela Dupla Assessoria e pela Escala Eventos, com apoio institucional do Sistema Fecomércio e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento conta com patrocínio de Senac Rio, Sesc Rio, Sebrae e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem promoção da TV Globo Rio e apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), do Sistema Ajorio e da Rio Marina da Glória.
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