sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Jean-Luc Godard ganha maior e mais completa retrospectiva já realizada no Brasil, no CCBB SP, RJ, DF e no CineSesc




Todos os filmes do diretor incluindo longas, médias e curtas-metragens, além de séries televisivas, filmes publicitários e vídeo-cartas serão exibidos
de 21 de outubro a 30 de novembro nas unidades do CCBB  e de
26 de novembro a 2 de dezembro no CineSesc. 

Em 3 de dezembro de 2015, o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard completará 85 anos de idade. Durante 43 dias, de 21 de outubro a 2 de dezembro, a “Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard”, uma mostra completa que exibirá todas as obras do diretor nos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e no CineSesc.



Realizada pelo CCBB, produzida pela Heco Produções, com o patrocínio do Banco do Brasil e da BBDTVM e apoio do Grupo Accor, a mostra contempla a produção do cineasta em seus mais de 60 anos de carreira, com a exibição de 125 obras vindas da França, entre longas, médias e curtas-metragens, séries televisivas, filmes publicitários e vídeo-cartas, as quais exploram os temas mais variados realizados pelo diretor.



A “Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard” vai apresentar nas três unidades do CCBB (RJ, SP e DF) duas raridades da filmografia do cineasta: uma reconstituição que Godard realizou do longa-metragem “esquecido” “Salve a vida (quem puder)” e um episódio abandonado de “Seis vezes dois”, obras exibidas pouquíssimas vezes que serão trazidas pelo professor inglês Michael Witt, diretor do centro de pesquisa em filmes e cultura audiovisual da universidade de Roehampton, Londres, e autor de Jean-Luc Godard, Cinema Historian (Indiana University Press, 2013) e co-editor de Jean-Luc Godard: Documents (Éditions du Centre Pompidou, 2006). Além de apresentar os filmes, Witt também fará uma palestra em cada unidade do CCBB.




No CCBB-RJ, o debate é com Ruy Gardnier, fundador da revista eletrônica Contracampo, ex-professor de linguagem cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, crítico de cinema de O Globo e colaborador da revista Paisà e José Carlos Avellar, autor de seis livros ensaísticos sobre cinema, co-autor de dezenas de trabalhos sobre o cinema brasileiro e latino-americano, entre eles "Le Cinéma Brésilien" (Centre Pompidou, Paris) e "Hojas de Cine" (Universidad Autonoma Metropolitana, México); Luís Rocha Melo, professor do curso de cinema da UFJF e redator da revista de cinema Contracampo, de 2001 a 2013, ministra um curso que propõe uma abordagem sobre a recepção de sua obra no Brasil, particularmente pela crítica e pelo meio cinematográfico.

Além da exibição de filmes e debates, a mostra também lançará um catálogo de 304 páginas com textos inéditos e um artigo crítico para cada uma das 125 obras de Godard. Além de pesquisadores brasileiros, contribuíram para o livro especialistas internacionais, como Cyril Beghin, integrante do comitê de redação dos Cahiersducinema; David Faroult, cineasta e professor de pesquisa em cinema na Université Paris III; Dario Marchiori, conferencista em História das Formas Fílmicas na Université Lyon 2, e da professora e autora Céline Scemama.

“Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard”

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Data: De 21 de outubro a 30 de novembro de 2015
Horários: Consultar grade de programação
Abertura do local: 15 minutos antes da sessão.
Local: Cinema I do CCBB-Rio
Endereço: Rua Primeiro de Março, nº 66 – Centro - Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada*), na Bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil. * vendas 1 hora antes da sessão. *
Estudantes, Metro Rio, Sesc, assinantes O Globo, funcionário e cliente BB, Professores da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro e maiores de 60 anos são beneficiários de desconto de 50%. A venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do beneficiário aos pontos de venda, munido de documento original que comprove condição prevista em lei. É obrigatória a apresentação dos documentos também na entrada da sessão.
Formas de Pagamento: Dinheiro e cartões Mastercad, Redeshop e Visa
Funcionamento da Bilheteria: De quarta a segunda, das 9h às 21h
Capacidade da Sala: 98 lugares + 3 para cadeirantes
Tel para informações: (21) 3808-2052
Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais e cadeirantes.
Patrocínio: Banco do Brasil

Dê Toledo


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário