terça-feira, 19 de abril de 2011

COMIDA DI BUTECO - O MAIOR EVENTO DE GASTRONOMIA POPULAR



Desde a ultima sexta, dia 15 de abril, o carioca participa de uma eleição em que os ingredientes que originaram a feijoada* dão as ordens. Pelo quarto ano, a cidade recebe o concurso Comida di Buteco, o maior evento de gastronomia popular. 
Nessa edição todos os petiscos concorrentes, além de inéditos e exclusivos, tiveram que ser desenvolvidos pelos bares utilizando com um destes quatros elementos na receita: feijão preto, carne seca, laranja ou farinha de mandioca. 
Mais carioca impossível!
A escolha dos ingredientes foi feita pelo gastrônomo e realizador do concurso, Eduardo Maya.
 O objetivo do concurso Comida di Buteco é resgatar a  culinária de raiz do Brasil. Por isso busquei em nossos ancestrais colonizadores portugueses e índios os ingredientes que hoje conhecemos bastante na composição da feijoada - esclarece Maya.

A deliciosa competição pelo prêmio de melhor boteco da cidade durará 31 dias.
Se para concorrer os botequins selecionados passaram por uma peneira rigorosa, para o público em geral fazer parte do concurso Comida di Buteco será muito mais fácil: basta ir a um dos bares participantes, comer o petisco indicado como concorrente e dar a sua nota. 
A lista de todos os concorrentes poderá ser acessada através do novo site www.comidadibuteco.com.br.

Como já ocorreu nos últimos três anos, o ganhador sairá de uma decisão compartilhada entre o julgamento popular e os votos de um júri de especialistas. 
Para ser o vencedor, o boteco deve zelar pelo atendimento, temperatura da bebida e higiene, além de, obviamente, apresentar um saboroso petisco. 
O peso de cada voto é o seguinte: 70% para o petisco concorrente, 10% para o atendimento, 10% para a bebida e 10% para a higiene do local.
O evento, que começou há 12 anos em Belo Horizonte, não para de crescer. 

Em 2010, o público total nos bares concorrentes, em todas as cidades onde foi realizado, chegou a um milhão e novecentas mil pessoas, e a Vox Popoli,
empresa que apurou a eleição popular, contabilizou nada menos do que 267 mil votos, emitidos nas cédulas distribuídas em todos os bares do concurso; a mídia espontânea bateu 16 milhões, sendo 8 milhões apenas no Rio de Janeiro. 

Para este ano, com o carioca mais familiarizado com formato do evento, a expectativa é de que haja um aumento de cerca de 30 % no número de votos. 

Entre os concorrentes, um estreante que chama a atenção: o Bar do David, localizado no alto do Chapéu Mangueira, morro da Zona Sul do Rio recentemente pacificado pela instalação de uma UPP da Polícia Militar.

- Mais do que um concurso gastronômico, o Comida di Buteco se consolidou como um evento de grandes dimensões, capaz de movimentar economicamente toda a cadeia produtiva do setor, agregando qualidade ao  serviço oferecido pelos bares, gerando novos postos de trabalho e maior receita para os estabelecimentos envolvidos - dizem a publicitária Maria Eulália Araújo e o gastrônomo Eduardo Maya, que criaram o CDB há doze anos, em Belo Horizonte.

Com o slogan: “Eu boteco, Tu botecas, Nós Comida di Buteco”, o evento esse ano amplia  o mapa da “botecagem”  e  chega,  ao mesmo tempo,  em 15 cidades brasileiras: as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, e ainda as cidades de Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP), e Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia (MG). 

Ao todo serão 329 botecos participando do festival. 
Só no Rio, são 31 botecos.




- O importante é que em cada cidade ele procura reforçar a sua missão de resgatar e valorizar a culinária de raiz, típica da região. Com esse propósito o concurso Comida di Buteco  Rio de Janeiro está mais carioca do que nunca, sugerindo um cardápio criativo e diversificado, baseado nas tradições culinárias que fizeram nossa matriz gastronômica - reforça Eduardo Maya







Dê Toledo

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