quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"O Reino do Mar Sem Fim" – Direção: Adriana Schneider Estreia 16/10 no Teatro do Jockey



A Eletrobrás, a Prefeitura do Rio de Janeiro/ Cultura e Fate, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e o Grupo Pedras apresentam o espetáculo criado a partir do encontro com Severino da Cocada, barbeiro, mamulengueiro e cantador de romances da Zona da Mata pernambucana e com base no folheto ‘O romance da princesa do reino do mar sem fim’ de Severino Borges da Silva.

Em contagem regressiva para completar 10 anos de trajetória, no início de 2011, o Grupo Pedras escolheu celebrar estreando no dia 16 de outubro, às 19h, o espetáculo adulto O Reino do Mar Sem Fim,  no Centro de Referência Cultura Infância/Teatro Municipal do Jockey, na Gávea.

Em cena estão Marina Bezze, Helena Stewart, Diogo Magalhães e Adriana Schneider, também diretora do espetáculo. A peça é baseada em materiais reunidos ao longo de 14 anos de pesquisa de campo na Zona da Mata pernambucana sobre o mamulengo e o cavalo-marinho.

A dramaturgia é construída a partir de depoimentos reais de brincantes da Zona da Mata, em especial do mamulengueiro, barbeiro e cantador de romances Severino da Cocada.

No encontro com Severino da Cocada, em agosto de 1999, ele cantou um dos romances orais de seu repertório, o folheto O romance da princesa do reino do mar sem fim, de Severino Borges da Silva, grande poeta popular e violeiro de cantoria, de Timbaúba, município da Zona da Mata de Pernambuco, falecido em 1991.

O cordel traz a fabulosa história da princesa Elizabete, filha do rei do Mar Sem Fim, que se livra de um encanto graças ao heroísmo do valente Adriano. O épico da história nos remete a textos clássicos da literatura erudita, como A Odisséia, de Homero.

A realização d’ O Reino do Mar Sem Fim conta com a consultoria do premiado Miguel Vellinho, expert em teatro de animação, e do músico Kiko Horta, do Cordão do Boitatá, que trabalham pela primeira vez com o Pedras.

O patrocínio alia Eletrobrás, Prefeitura do Rio de Janeiro (Fate) e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Exposição O Reino do Mar Sem Fim

A coleção de Adriana Schneider vai ser exposta no mezanino do Teatro do Jockey, dando ao público a chance de navegar no universo dos mamulengos e seus mestres. Vinte e cinco obras estarão expostas em estruturas de bambu construídas especialmente para a ocasião. Textos e fotos complementam a mostra, que é homônima ao espetáculo. Integram a exposição bonecos que simbolizam tipos fixos.


O Reino do Mar Sem Fim – Grupo Pedras. Dir. Adriana Schneider.
Elenco: Marina Bezze, Helena Stewart, Diogo Magalhães e Adriana Schneider.
Estreia para convidados: 16 de outubro às 19h.
Temporada: sábados e domingos às 19h. Até 28 de novembro.
Classificação: 14 anos | Ingresso: R$ 30,00
Duração: 1h10


LOCAL: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURA INFÂNCIA / TEATRO MUNICIPAL DO JOCKEY 
Rua Bartolomeu Mitre, 1110 - Gávea (entrada de pedestres). 
Estacionamento gratuito na Rua Mário Ribeiro, 410. 
Fone: 21-3114-1286. 
Capacidade – 80 lugares. 
Bilheteria – abre 90 minutos antes do espetáculo. 
Acesso para deficientes físicos.






Vale conferir!
Dê Toledo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário