sábado, 23 de outubro de 2010

Está nervozinho? Saiba que a ansiedade na juventude aumenta risco cardíaco



Ansiedade e estresse nos anos de juventude indicam maior risco de doenças do coração na meia-idade, segundo dois estudos publicados no jornal da Academia Americana de Cardiologia.

Os médicos já sabem que a ansiedade pode precipitar um infarto, mas avaliar distúrbios de ansiedade em jovens, para prever doenças cardíacas futuras, é um conceito novo. 

O distúrbio também é pouco estudado como fator independente de risco cardiovascular. Os distúrbios de ansiedade incluem fobias, síndrome do pânico e estresse crônico.

Um dos estudos publicados acompanhou 49.321 suecos, de 18 a 20 anos, entre 1969 e 2006. Eles passaram por avaliação física e psiquiátrica no início do estudo, quando se alistaram para o serviço militar e foram acompanhados por 37 anos. Mesmo após serem feitos ajustes para fatores de risco como obesidade, hipertensão e histórico familiar, a relação entre distúrbios de ansiedade e doença do coração, foi mantida.

O outro trabalho avaliou 20 pesquisas sobre eventos cardíacos, e foram analisados dados de aproximadamente 250 mil pessoas. No início das pesquisa, nenhum participante tinha problema cardíaco. 

A  conclusão foi a similar a do estudo sueco: a ansiedade é um sinalizador precoce de doenças do coração e morte, independentemente dos outros fatores de risco.


Por isso, segure a sua onda!e relaxe....


Vale a dica...






Fonte: Folha Online




Dê Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário