quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CÍRCULO CULTURAL ABRAÇO DA PAZ - DIA 16 DE OUTUBRO


No dia 16 de outubro, domingo, o CÍRCULO CULTURAL ABRAÇO DA PAZ vai promover o 3º Abraço da Paz um dia inteiro dedicado a atividades culturais e educativas no Morro dos Cabritos e no seu entorno, que culminará com um evento de confraternização no Lajão Cultural, espaço em transformação na comunidade que será dedicado a atividades culturais e esportivas diversas.
 
Um dos destaques da programação deste ano será o projeto “Podemos ser como somos – O Mundo de Lygia Clark nas Escolas e Comunidades”, uma iniciativa da Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark” – em parceria com a galeria Clark Art Center e o Círculo Cultural – que vai organizar uma oficina de arte na qual serão distribuídos, gratuitamente, 50 unidades do livro infanto-juvenil“Lygia Clark – Linhas Vivas” (Ed. Paulinas), de Renata Sant’Anna e Valquíria Prates e 50 cadernos de atividades (ateliê/espaço de experiências). A oficina fará ainda uma apresentação do trabalho da artista e da sua relevância para a arte brasileira a partir do contato dos participantes com algumas réplicas de suas obras. Entre elas: “Bichos” (em plástico e metal); “Obra Mole”; “Rede de Elástico”; “Máscaras Sensoriais”; “Superfície Modulada”; e “Caminhando”.

Outro grande sacada desta edição do abraço da paz serão as invasões de cultura... Palhaços e contadores de histórias, degustação de poesias, artistas, artesãos, fotógrafos, DJs vão ocupar as ruas, becos e vielas do morro se espalhando em uma corrente de cultura e lazer... 

O evento começa bem cedo com uma caminhada ecológica e depois de um dia inteiro de atividades e oficinas, a agitação sobe para o Lajão Cultural onde vai rolar teatro, exposições de fotos, uma prévia da 5ª edição do Festival Visões Periféricas, muita música, diversão para a garotada. Às 17 horas começa a concentração para o Abraço da Paz. Durante o abraço, de mãos dadas, vamos parar durante um minuto pela paz e harmonia no mundo.

Participam da organização do evento Associações de Moradores do Morro dos Cabritos, do Bairro Peixoto (AMA OÁSIS), entre outras com o apoio da Subsecretaria de Integração e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro. 

Esse evento é realizado com apoio do programa “Microprojetos Mais Cultura” do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, e Governo Federal.

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
O Circuito da 3ª edição do Abraço da Paz inclui atividades na praça do Bairro Peixoto e em alguns pontos da comunidade do Morro dos Cabritos/Tabajaras. As atividades relacionadas ao evento terão início às 8 horas do sábado com uma caminhada ecológica ao topo do Morro dos Cabritos.

Círculo Cultural visa promover a participação, o diálogo e o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas entre asfalto e favela. O Abraço da Paz é expressão de nossa decisão consciente de transformar a cidade em que vivemos em uma experiência de afirmação da cidadania e de luta pela igualdade.

Propõe a ocupação das ruas e bairros da cidade – com música, política, teatro, poesia, grafite, shows, recitais, performances, exposições, bazares… enfim, com realizações coletivas e individuais – para criar, através da arte, da cultura e da ação, uma nova maneira de estar no mundo, mais atuante, participativa e solidária.
 
Suba a ladeira, desça o morro, circule: a cidade é sua. Construa a paz.


PROGRAMAÇÃO

08:00hs - ABERTURA - Caminhada Ecológica
Ponto de encontro Rua Euclides da Rocha 716, MHZ, confirmar presença com Junior (8261-7026) – 1.000 m de caminhada/escalada, tempo médio 1 hora.

10hs – Praça Edmundo Bittencourt – Bairro Peixoto
Teatro de Roda – O Belo Rei, de Mariozinho Teles.

No Cantinho da Natureza (CRECHE) - 12hs  às 16hs
Oficinas de arte, poesia, espetáculos de palhaços e brincadeiras…
Lygia Clark sobe o morro - Oficina de arte do projeto “Podemos ser como somos: o Mundo de Lygia Clark nas escolas e comunidades” + Projeto Girolivro + Obra Social da Paróquia Sta Cruz de Copacabana + Conexão Leitura  - Contação de histórias com Lucia Morais, com a escritora Claudia Gomes,  mediação de leitura, exposição de livros e + + +

No Lajão Cultural - 12hs às 22hs
Exposições, fotos, oficinas, espetáculos, maquiagem artística, brincadeiras… + Fernando Fleury + Conexão Crew B Boys + Orlando Schaider + +
16hsTeatro Infantil - Improlândia
17hsAbraço da Paz – De mãos dadas em uma única energia vamos
manifestar nosso desejo de abraçar toda a comunidade.
17:30hs  - Teatro Infantil - Tuba Tuba no Reino do Vulcão, espetáculo
encenado por alunos de teatro do Atitude Social da Vila Cruzeiro
18hs Visões Periféricas – Exibição dos trabalhos feitos ao longo do dia na comunidade.
19hs às 22hsWladimir Gasper + Piu + Nepal + Dj Pachú
20hs - 21hs- Video mapping

Pelas Ruas e becos - ITINERANTES
13hs às 18hs - Oficina de audiovisual  com a equipe do Estética Central - Visões Periféricas e mostra de filmes da 5ª edição do Festival Visões
Periféricas 2011 que acontecerá de 19 à 26 de outubro no Oi Futuro de Ipanema com entrada franca.
Poesia para degustar com Betina Kopp + Palhasseata + Banda carioca +Banda da PM + Slack Brasil + Grafite + TABACINE + TABA PINTA + TABA ARTE+
APOIOS

Programa “Microprojetos Mais Cultura” do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI / Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça / Ministério da Cultura / Governo Federal / UPP Tabajaras e Cabritos / Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro / Sub prefeitura da Zona Sul / 5a Região Administrativa / Secretaria Municipal de Cultura / Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto / Hotel Atlântico / Escola Bem Viver / Creche Irmãos Batista / Vídeo locadora Paradise / CEDES / Sociedade de Amigos de Copacabana / Marina Vianna / Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark” / Projeto Energia Olímpica / Maria Padilha / Cissa Guimarães / Alessandra Reis (Produtora Cultural) / Antônia Pelegrino (Autora) / Adriana Lima (Artista plástica) / Intrépida Trupe / Deise Tigrona (cantora) / Luiz Fernando Guimarães (ator) / Maria Padilha (atriz) / Matheus Nachtergaele (ator e diretor); / Rosa Magalhães (Carnavalesca e coreógrafa) / Thiarê Maia (Atriz); / Miriam Juvino (Produtora Cutural) / DJ Saddam / Graça Motta (Autora) / Liliane Mundim  (UNIRIO/Licenciatura) / Tatiana Dauster (Cantora) / Bárbara Borgga (Atriz e Cantora) / Milton Cunha (Carnavalesco) / Gilson Martins (Empresário) / Ricardo Gonzáles (Consultor de moda) / SESC RJ / La Estampa / Atitude Social / MAB / Projeto GiroLivro / Creche Cantinho da natureza / Obra Social da Paróquia de Santa Cruz / Boate Fosfobox /

PRODUÇÃO CÍRCULO CULTURAL TABAJARAS
Cabbet Araújo,  Victor Valentim, Juliano Werneck.
 


Dê Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário