Parece que foi ontem, mas o Clube de Comunicação já está comemorando 20 anos! Muito antes de ser criada a expressão Redes Sociais, o Clube já agregava pessoas e valores em torno de temas ligados à comunicação, entre tantos outros mais.
Quando o Clube foi criado, em 1991, não havia Internet, e-mail, muito menos MSN ou Facebook. Assim, os convites eram enviados por correio, mais tarde por fax e sempre confirmados por telefone. Era trabalhoso, mas era uma forma de agregar, de tecer a rede social que hoje está aí, com cerca de 1000 participantes.
A jornalista Terezinha Santos, presidente e fundadora do Clube de Comunicação, organizou a primeira reunião, em 10 de outubro de 1991, no condomínio de seu prédio. A ideia surgiu com as reuniões do jornalista Paulo Granja, na época diretor da regional Rio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde eram realizados os encontros.
Ficou decidido então, que o Clube seria informal, sem ata, sem cobrança, para ficar caracterizado que quem procurasse fazer parte deste grupo, seria pela vontade de trocar ideias, ajudar aos colegas e fazer amigos nesta nossa profissão. Objetivo, que permanece até hoje, é o mesmo: de construir um ambiente de networking onde podemos trocar informações e discutir temas voltados para comunicação.
“Em 2005, levamos o Clube para o Yahoo! Grupos e agora estamos no Facebook, Twitter, Linkedin, além de contarmos com 11 moderadores, que ajudam na administração das mensagens e colaboram em eventos”, explica a jornalista Bette Romero, diretora executiva do Clube que, segundo Terezinha, “faz as coisas acontecerem”.
Terezinha lembra que, no início, o Clube era em sua maioria, composto por jornalistas, mas hoje há profissionais de áreas como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outras. Além disso, as barreiras geográficas nunca foram problemas, “Temos associados de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Espírito Santo, e até nos Estados Unidos, França e Portugal”, observa.
Para a diretora de relacionamentos, Malu Fernandes, esse é um dos diferenciais do Clube. “Temos uma instituição que cumpre seu papel de ser uma ‘arena de relacionamento’ de comunicadores, onde todo mundo é bem-vindo, não fazemos distinção.”
E como ajudar ao próximo é um lema entre os participantes do Clube de Comunicação, o envio de e-mails para o grupo deve atender a seguinte política: é válida a divulgação de cursos e eventos, desde que os associados tenham desconto, vagas de emprego e currículos, e até mesmo indicação de profissionais para área de serviços. “Queremos nos ajudar, mas não permitimos discussões de questões ideológicas, políticas e religiosas. Primamos sempre pelo bom-senso”, afirma Bette.
Atualmente, o Clube de Comunicação é administrado pela presidente Terezinha Santos, pelo vice-presidente Gilson Campos e pela diretora executiva, Bette Romero.
Os interessados em ingressar no Clube devem enviar um e-mail para tsantos@tfscomunicacao.com.br ou para better@background.com.br.
Eu tenho o maior orgulho de fazer parte deste Clube!
Faça parte dele você também!
Dê Toledo
Nenhum comentário:
Postar um comentário