quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CINECUFA no CCBB




CINECUFA é um Festival Internacional de Cinema organizado pela CUFA - Central Única das Favelas, que exibe somente produções criadas por moradores de favelas. A 5ª edição do Festival Internacional do CINECUFA acontece de 11 à 16 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O Festival exibe filmes cujo projeto foi produzido e/ou protagonizado por pessoas de periferia, é a visão de dentro da comunidade para o resto do mundo, promovendo inserção de novos produtores no mercado e visibilidade a estes mesmos realizadores, como forma de promover positivamente a população em situação de vulnerabilidade social. O mundo já retratou a favela. Agora é a favela que retrata o mundo com um olhar particular sendo protagonista de seus próprios projetos audiovisuais.

O tema do CINECUFA deste ano busca falar da inserção de crianças e adolescentes no mundo audiovisual e da facilidade do acesso às novas tecnologias.

Eu consumo: é a parte inicial do processo, onde o que é visto nos cinemas, novelas e comerciais absorvido e analisado por aqueles que assistem, gerando assim uma reação, fazendo com que estes jovens e crianças tenham ideias próprias e produzam o que pensam de uma maneira inovadora e única. Esta é a nova geração, aqueles que vão escrever e mudar a história daqui pra frente.

Projetando o futuro é isso: a partir de um enriquecimento cultural, e partindo do olhar do cineasta. Projetando tem aqui dois significados: o de vislumbrar o futuro e o de o futuro ser transmitido por um projetor. 

Essas duas perspectivas, por mais que soem diferentes se complementam: vislumbrar o futuro e mostrá-los nas telas de cinema, é o que todo jovem pode pensar em fazer daqui pra frente. O que de certa forma já faz, com vídeos feitos por celular, mas que não tem uma visão artística ainda.

Mostrar de forma interessante a arte para aqueles que serão o futuro cultural do nosso país, é o que queremos debater este ano com atores, produtores e diretores de cinema que, de certa forma, estão envolvidos com a comunidade e com jovens. 

O festival promove ainda debates com nomes reconhecidos do mundo cinematográfico. 

No dia 11 de outubro, o filme “5x Favela- Agora por nós mesmo” será o destaque e a introdução para o debate: “A favela no cinema”; dia 13 de outubro, o tema é "O mundo audiovisual e as influencias das novas tecnologias.";  e, no dia 14 de outubro, "Movimento Juventude Cine-Clube" é o último bate papo desta edição. 

Nesta 5ª edição homenagearemos o diretor de teatro e TV, escritor, cineasta, ator e ativista social Anderson Quack. Sendo ele um dos fundadores e membro da Central Única das Favelas (CUFA), fundador e diretor da Cia. de Teatro Tumulto, coordenou o núcleo audiovisual da CUFA por quatro anos, de 2003 a 2006 e neste período produziu e dirigiu mais de quarenta curtas, com os alunos, em sua maioria documentários, um dos produtores do documentário “Falcão, meninos do tráfico”, de Celso Athayde e Mv Bill. Quack integra o núcleo-direção da CUFA Filmes, onde dirige projetos audiovisuais para TV, cinema e internet. Dirige os programas “Espelho”, do Canal Brasil, apresentado por Lázaro Ramos, uma produção da LaTa Filmes e o “Aglomerado”, da TV Brasil, apresentado por Mv Bill e Nega Gizza, uma produção da CUFA Filmes.

O “Prêmio Governo do Rio na Tela das Favelas” premia os melhores filmes nas categorias: “Melhor Filme - Júri Especializado”, “Melhor Documentário – Júri Especializado” e “Melhor Filme – Júri Popular”, sendo já conhecido dentro do CINECUFA e objeto de desejo dos cineastas da favela. Ivana Bentes, Cacá Diegues e Roberta Rodrigues, já foram jurados do CINECUFA.

Programação CINECUFA 2011

11 de outubro
1ª sessão - 14hs
     Vozes de Moçambique (Filme Destaque)
     Aloha
     Vamos Fazer Um Brinde
2ª sessão - 17hs
       Um Brinde
       5X Favela (Filme Destaque)
12 de outubro
1ª sessão – 14hs
       Bingo
       Copa Vidigal
       Luiz Apple - A Vida de Um Campeão
2 ª sessão  - 17hs
       Volta a uma Cidade de Rima
       Memórias de Um HD
       Jennifer
       Enterrro do Anão
13 de outubro
1ª sessão - 14hs
       788 (Filme Destaque)
       Maria, A Empregada
       213?
       BH Soul
2ª sessão - 17hs
       O Que Você Tem na Cabeça? (Filme Destaque)
       O Legado
14 de outubro
1ª sessão – 14hs
       Enchente
       A Batida da África
       Clementina de Jesus - Rainha Quelé
2ª sessão - 17hs
       A Rua do Meio do Caminho (Filme Destaque)
       Se Eu Não Tivesse Amor
       Rocinha + Lixo = Criatividade
       Visagem
15 de outubro
1ª sessão – 14hs
       Avenida Brasilia Formosa
       A União faz a Torta
       Número Zero
2ª sessão - 17hs
       O Vento Forte do Levante
       NightShot
       Infancia Perdida
3ª sessão – 19hs
       Procura-se Garoto de Programa
       Forjado
       Olá Brilho
16 de outubro
1ª sessão - 14hs
       Releitura
       O Nascimento do Poeta
       Os Excluídos
       Era uma vez um Bandeirante
2ª sessão  - 17hs
       A Rua Daqueles Homens
       Vivendo Outro Olhar
       Beijo de Novela
       Enlouqueça em 10x s/ Juros (filme Destaque)


R. Borneo 410 - Madureira
Tel: 21-3015-5927 / 21- 8082-7497


Dê Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário