segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coral Vivo passa a abrir diariamente o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios


Acaba de completar um mês o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios. 

Nesse período, passaram por lá mais de 3 mil pessoas, que se divertiram e se informaram na inovadora exposição imersiva, multimídia e interativa sobre o parque natural. 
E o melhor: com o pagamento do ingresso, elas contribuíram para as ações de pesquisa, educação ambiental e conservação do ambiente marinho da região feitas pelo Coral Vivo. 

Trata-se de projeto sem fins lucrativos, que concebeu, reformou e mantém a nova atração com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Devido ao sucesso entre moradores e turistas, o lugar, que fica na charmosa Rua das Pedras, agora funciona diariamente, sempre das 15h à meia-noite.

“Idealizamos esse Centro de Visitantes, para trazer à tona todo o encantamento e beleza desse parque natural, que inclui os núcleos Bardot, Tartaruga e João Fernandes”, explica o biólogo Clóvis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo, responsável pela realização e operação do espaço. 
Esperamos com ele que, quando as pessoas olharem para o mar, não vejam somente a superfície, mas que imaginem o que está acontecendo ali debaixo. E, com isso, valorizem e cuidem desse importante ecossistema”, diz Castro. 

Ele é o mais moderno centro de visitantes de parque natural que os gestores têm notícia. As paredes da histórica casa Colônia de Pescadores Z23 foram tomadas por projeções de vídeos sincronizados, em alta definição, feitos no fundo do mar de Búzios. Dividido em fragmentos inspirados no formato de pólipos de corais, formam um grande mosaico, que envolve os visitantes. Em quatro telas interativas - sensíveis a simples toques - são transmitidas informações sobre conservação, educação ambiental, oceanografia e ambientes marinhos de forma consistente e, ao mesmo tempo, divertida.

É importante mostrar para moradores e turistas que a fauna marinha da região é diferente de outros lugares. Também disponibilizamos um pequeno museu em vitrines com peças físicas de espécies encontradas no mar de Búzios: esqueletos de corais, como o orelha-de-elefante, e uma coleção de moluscos, por exemplo”, explica a coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires
Todo o conteúdo disponível apresenta versões em português, inglês e espanhol. 
Do lado de fora, fica um aquário com seres encontrados no mar da região, além de uma lojinha com produtos exclusivos do Coral Vivo, com os recursos arrecadados revertidos também para ações ambientais do projeto.

Para o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios, o Projeto Coral Vivo conta com a parceria da prefeitura da cidade e apoio da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Colônia de Pescadores Z23 de Búzios. 

O projeto cenográfico, multimídia e interativo para a exposição foi criado pela produtora carioca SuperUber, especializada em unir arte, design e inovação tecnológica, e que tem no currículo espaços de prestígio nacional e internacional como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. 

Moradores de Búzios podem adquirir ingressos gratuitamente na prefeitura.


Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios 
Ruas das Pedras, 141, Búzios (RJ).
Horário de funcionamento: Diariamente. Das 15h até meia-noite.
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). 

Renda revertida para as ações de pesquisa, educação ambiental e conservação do ambiente marinho da região feitas pelo Projeto Coral Vivo.
Forma de pagamento: Dinheiro OU Cartões (Visa, Master, American Express).
Faixa etária: Livre.
Lojinha: Venda de produtos exclusivos do Projeto Coral Vivo: jogos americanos, ribanas, porta-copos, lápis, canetas, vídeos, entre outros.

Mais informações: (22) 2623-2574 / contato@coralvivo.org.br / www.coralvivo.org.br

Dê Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário