Aconteceu hoje, 5/01, a coletiva de imprensa do Senac Rio Fashion Business no Jockey Club da Gávea, Rio de Janeiro.
A bolsa de negócios de moda tem como objetivo promover a moda através do desenvolvimento de uma plataforma de negócios, que seja um ponto de convergência com todos os setores da cultura e do consumo, que são influenciados pelos movimentos sociais.
Ao todo, serão 300 grifes participantes num espaço de 30 mil m² de área montada, mil convidados Vips, além de 600 jornalistas credenciados. A expectativa para esta edição é de um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 760 milhões.
A coletiva, liderada pela diretora-geral do evento, Eloysa Simão, contou com a presença da Subsecretária de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro Dulce Ângela Procópio, o Secretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro Antonio Pedro Figueira de Melo, o diretor regional do Senac Rio Henrique Mendes e o assessor de Comunicação Social dos Correios do Estado do Rio de Janeiro, José Carlos Julião.
Nesta edição, todo o evento gira em torno do tema “Verdejante”, que aborda a necessidade de preservar viva nossa cultura, nossa forma de vida, nossa sociedade. Um exemplo disso são os lounges de Economia Criativa e Solidária e iniciativas como o Riosolidário, obra social do Rio de Janeiro, presidido pela primeira dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral.
Além dos desfiles de quinze grifes participantes do evento, haverá o Fórum de Lojistas, que vai abordar temas que passam pela sustentabilidade, como sobreviver à crise econômica e aponta tendências, a exemplo do e-commerce, o comércio virtual que já virou realidade no Brasil.
A diversidade cultural brasileira estará presente no Espaço MÃOS, com curadoria da jornalista Cristina Franco, que mostra o artesanato brasileiro com toda sua riqueza. O espaço contará com diversas ações baseadas na economia criativa, que por ser universal, permite diálogos com manifestações que podem agregar à moda códigos estéticos e, assim, criar produtos com o DNA brasileiro.
A arquitetura, que sempre mostrou grandes parcerias com a moda, estará presente no Salão Tech, que nesta edição terá um novo formato, apresentando quatro lojas-conceito, com trabalhos de diversos arquitetos sob curadoria de Patricia Hall e Eva Taquechel.
O espaço do Midia Center será decorado por artistas plásticos de vários segmentos, desde a pintura, passando pelo grafite e mosaicos de azulejos. A coordenação é de Edgard Octávio.
Provando a forte influência das telenovelas na moda brasileira, a Globo Rio fará uma exposição de figurinos que ditaram moda. Haverá, ainda, a mostra “Sentimentos do Rio”, uma parceria do artista plástico Cocco Barçante e artesãs de Comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Serão onze painéis retratando a cidade feitos com tecidos e materiais sustentáveis.
A culinária e os cursos de gastronomia do Senac poderão ser apreciados durante a Agenda Gourmet Show, que trará a cada dia do evento um tema, desde comidas típicas da fazenda, passando pela culinária costeira, culinária da região serrana e influências portuguesas e africanas na culinária metropolitana.
Com a expectativa de movimentar R$ 1,45 milhão, o Sistema AJORIO promove em parceria com o SENAC-Rio e Sistema Fecomércio e com o patrocínio do IBGM e Apex-Brasil, entre os dias 10 e 13 de janeiro a 5ª edição do Moda Biju.
Este ano, 25 empresas fabricantes de bijuterias de todo o Brasil marcam presença, apostando no design inovador das peças de outono/inverno. Um dos destaques será a presença da compradora Agatha, tradicional loja francesa, e da loja espanhola El Corte Inglês. Entre outros compradores internacionais, estão: Tassoni Brasil (Canadá), Crystallized Swarovski (Áustria) e Christine Darren (EUA).
O Senac Rio Fashion Business acontece entre os dias 10 a 13 de janeiro no Jockey Club da Gávea.
Fotos Murillo Tinoco
Dê Toledo
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