Corredor cultural montado no Centro do Rio, com palcos nos Arcos da Lapa e no Largo da Carioca, receberá 22 shows, 17 espetáculos e intervenções culturais reunindo cerca de 500 artistas de todo Brasil de 25 de novembro a 2 de dezembro
Evento realizado pelo Ministério da Cultura é gratuito e reunirá artistas como Egberto Gismonti, Lenine, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Adriana Partimpim, Otto e ainda apresentará espetáculos e exposições pelas ruas da cidade
Egberto Gismonti |
Lenine |
Arnaldo Antunes |
Zeca Baleiro |
Adriana Partimpim |
Otto |
Construído sobre os mais diversos pilares étnicos, o Brasil exibe um rico e invejável painel cultural. O conceito BRASILIDADE engloba desde a sabedoria dos índios e escravos até a cultura pop futurista. E com o objetivo de promover esse extenso e expressivo painel da pluralidade da cultura brasileira, o Ministério da Cultura realiza de 18 de novembro a 2 de dezembro, o BRASILIDADE, um encontro inédito de influências culturais vindas de 14 estados brasileiros. BRASILIDADE culmina com a entrega da Ordem do Mérito Cultural, a maior honraria do Ministério da Cultura, que em 2010 homenageia o antropólogo Darcy Ribeiro.
Darcy Ribeiro |
BRASILIDADE trará ao Centro do Rio de Janeiro cerca de 500 artistas de diversas partes do Brasil em mais de 40 apresentações gratuitas dos dias 25 de novembro ao dia 2 de dezembro, reunindo artistas e grupos consagrados como e os artistas em ascensão como o rapper Renegado e a cantora Céu.
rapper Renegado |
a cantora CÉU |
As atividades culturais ainda incluem manifestações culturais de teatro de rua, cultura popular, artes visuais, circo, gastronomia e mostras audiovisuais.
Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o holofote com que o mundo hoje foca o Brasil deve-se aos índices de desenvolvimento invejáveis, ao amadurecimento democrático e à vigorosa inclusão social, mas há algo além. “Este algo além é a nossa cultura, nosso jeito de ser, que marca a nossa diferença e define a nossa posição no mundo atual”, define Ferreira.
Segundo o ministro, construímo-nos como diversidade e tolerância culturais, interétnicas e religiosas _ o que nos rendeu uma moral capaz de incluir a festa, a alegria e a sensualidade. “A escolha de Darcy Ribeiro como homenageado desta OMC é resultado (e não o contrário) deste conceito: ele é um dos brasileiros que mais original e visceralmente viveram e pensaram essa questão _ em torno de sua obra e do que ele foi podemos promover uma grande reflexão”, sintetiza Ferreira.
Corredor Cultural:
Para a realização do BRASILIDADE, será criado um imenso corredor cultural marcado pela organização de Polos em espaços como os Arcos da Lapa (Polo Lapa), Largo da Carioca (Polo Carioca) e Cinelândia (Polo Cinelândia). Os locais foram selecionados por serem áreas de grande circulação de trabalhadores, estudantes e pedestres. Locais como o Buraco do Lume, Rua Uruguaiana, arredores da Lapa e Praça XV também receberão eventos, bem como locais fechados como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o Museu de Arte Moderna, o Palácio Capanema, a Caixa Cultural, o Centro Cultural da Justiça Federal e a Fundição Progresso. Na Fundição Progresso, um espaço de convivência proporcionará aos artistas e convidados a troca de experiências e debates culturais.
Brasilidade na Rua terá shows e manifestações populares gratuitos
Vinte e dois shows acontecerão nos palcos montados nos Arcos da Lapa e no Largo da Carioca e exibirão todas as influências culturais brasileiras. As apresentações prometem surpresas para o público. Longe dos palcos cariocas há quase dois anos, Egberto Gismonti, considerado um dos maiores nomes da música brasileira e internacional fará uma única apresentação ao lado da Orquestra de Sopros da Pró Arte, prometendo repetir a marcante exibição que aconteceu na Mimo 2010 (Mostra Internacional de Música em Olinda).
O samba de roda, considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN, em 2004, e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano seguinte, promete animar a hora do almoço e o final da tarde do BRASILIDADE.
Estão previstas apresentações do grupo Samba Chula de São Bráz, vindo diretamente do Recôncavo Baiano. A música instrumental estará presente nas apresentações do Galo Preto, no sábado dia 27, um dos mais antigos grupos de choro em atividade, que está completando 35 anos em 2010 e no show de Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz.
Brasilidade na rua vai agitar também os dias da semana
Gafieira à céu aberto na Lapa, logo na segunda-feira, dia 29, com os shows de Wilson das Neves e da Orquestra Voadora, em um grande baile. Na terça-feira, Gaby Amarantos, conhecida como a Beyonce do Pará, fará sua primeira apresentação sozinha no Rio no palco instalado no Largo da Carioca e promete surpresas.
O público que comparecer aos polos culturais poderá ainda conhecer manifestações regionais como o coco de roda, de Pernambuco. O ritmo marcante nasceu nas mãos dos escravos e incorporou elementos indígenas e algumas tradições sertanejas. Além dos instrumentos tradicionais de percussão, o grupo Coco Raízes de Arcoverde também se apresenta com pesados tamancos de madeira.
BRASILIDADE também proporcionará o encontro com grandes damas da cultura popular do Maranhão e de Pernambuco
Do Maranhão, virá Dona Teté do Cacuriá, de 84 anos, e de Pernambuco, Zabé da Loca, de 86 anos. As duas já receberam a maior honraria da cultura brasileira, a Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República. Sempre acompanhada do seu pífano, Zabé da Loca fará uma apresentação ao lado de Carlos Malta e Seu Luiz Paixão, tocador de rabeca. Dona Teté, ou Almerice da Silva Santos, comanda a Dança do Cacuriá com sua caixa e voz marcante.
Intervenções culturais também acontecerão nas calçadas.
Dezessete grupos de teatro de rua e circo atuarão na Cinelândia, nos Arcos da Lapa, no Buraco do Lume e no Largo da Carioca. A curadoria procurou traçar um panorama da produção cênica contemporânea com trabalhos de diferentes estéticas e estilos e abrangência geográfica ampliada por meio da participação de artistas de diversas regiões do Brasil. Com a presença de grupos e companhias importantes do teatro e circo do Brasil, a programação promove o intercâmbio artístico e o diálogo entre ator e público, além de inserir a discussão sobre do espaço cênico. A intenção é alterar o cotidiano da cidade e de seus habitantes que, ao mesmo tempo, interferem no espetáculo apresentado.
Alguns espetáculos são curiosos, como “Lambe Lambe in Tchekhov”, da Anjos da Noite Cia de Teatro (SC), feito apenas para um espectador de cada vez ou o espetáculo do Grupo Teatro que Roda de Goiânia. Um executivo, cansado de sua rotina, resolve mergulhar num mundo imaginário em busca de novas emoções. Ele passa a acreditar ser Dom Quixote de La Mancha. O espetáculo percorre ruas e espaço disponíveis na cidade e, em um final apoteótico, nosso Dom Quixote parte pelas ruas da cidade em um grande trator. Podemos ainda destacar o grupo Legião de Palhaços de Santa Catarina que trás ao Rio de Janeiro um verdadeiro “circo de pulgas” ou o Teatro dos Caretas do Ceará que realiza um “espetáculo cortejo” utilizando linguagem do circo, dos reisados, caretas e bois nordestinos. Também estão programados espetáculos dos seguintes grupos: Galpão (MG), Teatro de Anônimo (RJ), Tá na Rua (RJ),Imbuaça (SE), La Mínima (SP), In Bust (PA), Cia do Miolo (SP), Mamulengo Presepada (DF), Circovolante (MG), Grupo Off-Sina (RJ), Arte da Comédia do Ator (PR), Augusto Bonequeiro (PE) e Grande Companhia Brasileira e Mystérios e Novidades (RJ).
Programação BRASILIDADE NA RUA
Dia 25/11/2010 – quinta-feira
Música:
RENEGADO (MG) - 20h30 - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
LENINE (PE) - 22h - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
Teatro:
ANJOS DA NOITE CIA DE TEATRO (SC) – 11h - Largo da Carioca
Peça: “Lambe Lambe in Tchekhov”
TEATRO DE ANÔNIMO (RJ) – 17h – Largo da Carioca
Peça: “Roda saia gira vida”
IMBUAÇA (CE) – 18h30 – Cinelândia
Peça: “O mundo tá virado, tá que vai ou não vai, uma banda pendurada, a outra em breve cai”
Dia 26/11/2010 - sexta-feira
Música:
Canta Gente Boa – Uma Homenagem a Darcy Ribeiro – 18h30 - Polo BNDES
CACHORRO GRANDE (RS) – 20h30 - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
ARNALDO ANTUNES (SP) - 22h - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
Teatro
GRUPO OFF-SINA (RJ) – 11h – Buraco do Lume
Peça: “Café Pequeno da Silva e Psiu”
CIA DO MIOLO (SP) – 12h30 – Largo da Carioca
Peça: Amores no meio fio”
IN BUST (PA) – 17h - Cinelândia
Peça: A lenda da Cobra Norato
TÁ NA RUA (RJ) – 18h30 – Arcos da Lapa
Peça: “A Alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo”
TEATRO DOS CARETAS (SE) – 19h – Polo Cinelândia
Peça: A Farsa do Pão e Circo
Dia 27/11/2010 - sábado
Música
JONGO DE PINHEIRAL (RJ) – 16h30 – Arcos da Lapa (Polo Lapa)
SAMBA CHULA DE SÃO BRAZ (BA) – 17h30 – Arcos da Lapa (Polo Lapa)
JARDS MACALÉ – 18h – Escola de Cinema Darcy Ribeiro
GALO PRETO (RJ) – 18h30 - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
CÉU (SP) – 20h - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
OTTO (PE) – 21h30 - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
Dia 28/11/2010 - domingo
Música:
ADRIANA PARTIMPIM (RS) – 17h – Arcos da Lapa (Polo Lapa)
Teatro:
GALPÃO (MG) – 18h30 – Polo Lapa
Peça: “Till – A saga de um herói torto”
Dia 29/11/2010 - segunda-feira
Música:
SAMBA CHULA DE SÃO BRAZ (BA) – 12h30 - Largo da Carioca (Polo Carioca)
GABY AMARANTOS (PA) - 18h - Largo da Carioca (Polo Carioca)
WILSON DAS NEVES (RJ) - 19h30 - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
ORQUESTRA VOADORA (RJ) – 21h - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
Teatro:
CIRCOVOLANTE (MG) – 11h – Buraco do Lume
Peça : “Xinxin e Juaneto”
LA MÍNIMA (SP) – 16h30 – Largo da Carioca
LA MÍNIMA (SP) – 16h30 – Largo da Carioca
Peça: “Rádio Varieté”
TEATRO DOS CARETAS (SE) – 19h – Cinelândia
TEATRO DOS CARETAS (SE) – 19h – Cinelândia
Peça: “A farsa do pão e circo”
Dia 30/11/2010 - terça-feira
Música
COCO RAIZES DE ARCOVERDE (PE) – 12h30 - Largo da Carioca (Polo Carioca)
ZECA BALEIRO (MA) – 18h - Largo da Carioca (Polo Carioca)
LETIERES LEITE E ORKESTRA RUMPILLEZZ (BA) – 19h30 - Arcos da Lapa(Polo Lapa)
EGBERTO GISMONTI E ORQUESTRA DE SOPROS (RJ) – 21h - Arcos da Lapa(Polo Lapa)
Teatro:
ARTE DA COMÉDIA (MG) – 11h – Buraco do Lume (Polo Carioca)
Peça: “Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem”
MAMULENGO PRESEPADA (DF) – 12h – Polo Cinelândia
MAMULENGO PRESEPADA (DF) – 12h – Polo Cinelândia
Peça: Mateus da Lelé Bicuda
GRUPO TEATRO QUE RODA (GO) – 17h - Largo da Carioca (Polo Carioca)
Peça: “Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu
AUGUSTO BONEQUEIRO (CE) – 18h30 – Arcos da Lapa (Polo Lapa)
Peça: “Augusto Bonequeiro & Boneco Fuleiragem“
Dia 01/11/2010
Música:
Cacuriá de Dona Tetê (MA) – 12h30 – Polo Carioca
ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA (RJ) – 16h – Fundição Progresso
NEI LOPES (RJ) – 18h - Largo da Carioca (Polo Carioca)
CARLOS MALTA E PIFE MUDERNO (RJ) com SEU LUIZ PAIXÃO (PE) E ZABÉ DA LOCA (PB) – 19h30 - Arcos da Lapa (Polo Lapa)
ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA (PE) – 21h - Arcos da Lapa(Polo Lapa)
Teatro
LEGIÃO DE PALHAÇOS (SC) – 11h30 – Largo da Carioca (Polo Carioca)
Peça: “Cirquinho de Pulgas“
GRUPO DE TEATRO MAMULENGO PRESEPADA (DF) – 16h30 - Largo da Carioca
GRUPO DE TEATRO MAMULENGO PRESEPADA (DF) – 16h30 - Largo da Carioca
Peça: “O romance do Vaqueiro Benedito”
GRANDE CIA BRASILEIRA MYSTERIOS E NOVIDADES (RJ) – 18h - Cinelândia
Peça: “Procissão de Todos os Santos Pela Paz e Danças dos Orixás”
Vamos rezar para que a paz esteja novamente nas ruas e que este lindo evento realmente aconteça!
Dê Toledo
Nenhum comentário:
Postar um comentário