sexta-feira, 23 de maio de 2014

Maioria dos acidentes com fogo em apartamentos têm origem nas instalações elétricas, alerta engenheiro para Autovistoria



Em vigor no município do Rio de Janeiro, a Lei de Autovistoria ainda é alvo de muitas dúvidas por parte dos síndicos e proprietários. Apesar da lei não deixar claro se a vistoria predial deve ser feita dentro das unidades autônomas, instalações elétricas precárias, aparelhos de ar condicionado com instalações inadequadas e sobrecarga em aparelhos eletrodomésticos são os principais causadores de incêndios.

Especialista em análise de danos patrimoniais, o engenheiro Samuel Thomaz, da consultoria Perícia Engenharia e Soluções, alerta para os perigos que podem estar por trás das portas.As principais causas de incêndios dentro dos apartamentos estão na sobrecarga de circuitos elétricos. Nos casos de curto-circuito e fuga de tensão, o aumento do gradiente de temperatura acaba causando a combustão de móveis e materiais próximos, alastrando as chamas para todo o imóvel”, disse Samuel.

Apesar do alto índice de acidentes desta natureza, é comum encontrar o sistema de combate a incêndio do edifício ineficaz, com extintores vencidos e mangueiras obstruídas. Para garantir a segurança dos condôminos, é preciso que durante a Autovistoria essas observações sejam checadas e comunicadas ao responsável para que ele providencie os ajustes necessários junto ao Corpo de Bombeiros, conforme Decretos de Lei 35671/2004 e 897/1976. Já a melhoria nas instalações deve ser feita pelo morador.

O prazo para a realização da Autovistoria termina dia 1º de julho, quando encerra a entrega dos laudos técnicos à Prefeitura da cidade. Apesar de não existir um check list do que deve conter no laudo, é importante que o mesmo conste o maior número possível de informações para assegurar as condições de conservação e estabilidade do imóvel, e a segurança dos moradores.

Atenção!!!

Dê Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário